Central de agendamento: 11 2528-0070

Paroníquia ou Panarício

"A paroníquia é uma infecção do tecido ao redor da unha, principalmente das mãos. É causada por uma lesão ou irritação, como unha encravada, ferimentos na cutícula ou mãos continuamente molhadas." É importante prestar atenção nos sintomas, como: 

A pele em volta do dedo fica vermelha, dolorida e inchada, também pode haver pus. - Se a inflamação piora, a superfície da unha fica ondulada e ganha uma cor acastanhada e esverdeada. - Em alguns casos, a criança pode ter um pouco de febre e as glândulas das axilas inflamam-se. - Mais raramente, a infeção pode estender-se ao dedo e à circulação sanguínea, provocando febre.

Normalmente, o unheiro é causado por bactérias, geralmente estafilococos, e mais raramente estreptococos.Em outros casos, o unheiro é provocado por um fungo, Candida albicans, ou pelo vírus do herpes simplex: neste caso, recebe o nome de unheiro herpético e tende a ser recorrente.

O hábito de esticar ou mordiscar a pele que rodeia as unhas, tal como chupar o polegar, favorece a entrada das bactérias e portanto facilita o aparecimento do unheiro. As crianças que transpiram muito também estão mais sujeitas a esta infeção e a fungos nas unhas

Os tratamentos incluem imersão em água quente e medicamentos, como antibióticos ou antifúngicos. Talvez seja necessário drenar o pus.

Obs: Se a infeção for grave, é necessário efetuar uma pequena incisão para que o pus saia. A intervenção é realizada num centro de saúde e não é indicada para o unheiro derivado de vírus, já que neste caso corre o risco de difundir a infeção por todo o organismo.

PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL ESPECIALISTA ou PEDIATRA, todo cuidado é pouco com a sua saúde e a saúde do seu filho.

we.digi - agência digital
Copyright © 2019 Todos os direitos reservados: Yumi Ikeda